quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Vahias Ou Bahias

Nobiliário de famílias de Portugal






Fonte:http://purl.pt/12151/3/hg-40115-v/hg-40115-v_item3/index.html#/2

6 comentários:

  1. Eu sempre achei que fosse baia e alguém houvesse errado o nome :)

    Abs,
    Mônica Bahia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mônica, Obrigado por Comentar. Pois é, Muitos nomes portuguêses que iniciam com V se confunde com B.

      José Geraldo Baía
      Familia Baía
      Nasceu em Manhuaçu
      Mora em Volta Redonda

      Excluir
  2. Olá José Baía! Primeiramente te parabenizar pelo seu blog, excelente trabalho!
    Sou descendente da família Vahia, de Portugal.
    Bento José Teixeira Vahia de Miranda e Luiza Joaquina Álvarez Teixeira de Barros são meus pentavós, que são os pais do meu tetravô Luiz Antônio Texeira Vahia de Miranda casado com minha tetravó Maria Benedita Figueiredo Sarmento de Sousa Chaves, pais da minha trisavó Luiza Joaquina Figueiredo Sarmento Vahia casada com meu trisavô João Manuel de Souza Aragão, pais do meu bisavô Rodrigo Antônio de Souza Aragão, que veio para o Brasil, Minas Gerais, Rio Novo e onde conheceu minha bisavó Marianna Ribeiro de Castro e Paiva (Aragão). Eu e minhas irmãs pesquisamos muito e viajamos muito, temos uma vasta genealogia dos Vahia(s), mas não encontramos Vahia no Brasil, a não ser Luís Vahia Monteiro, Governador do Rio de Janeiro, filho de Francisco Teixeira Vahia de Mesquita e Jerónima Ferraz Mourão e neto de nossos eneavós Jácome Vahia Teixeira de Mesquita e Isabel Teixeira de Araújo.
    Então José, você conseguiu ver a sua genealogia nos Vahia(s) do Felgueiras Gayo? Continuamos sempre nas pesquisas e nas buscas de nossos parentes aqui, no Brasil, quem sabe você seria um deles...Estamos tb à disposição para ajudar naquilo que pudermos.
    O nosso bisavô trouxe para o Brasil quase todos os irmãos, sempre para Rio Novo, mas teve um que veio para Sabará, pode ser algum tio Vahia que o trouxe e parece que vc tem alguém em Sabará. Acho que podemos trocar idéias.
    Obrigada e me perdoe pela invasão, mas adoro genealogia e dou muito valor à memória da família.
    Um abraço
    Maria de Fátima Aragão
    “É feliz quem gosta de lembrar-se de seus ancestrais,
    que fala com alegria de seus feitos e de sua grandeza e que,
    no final da bonita fila, vê colocado, silenciosamente o seu próprio nome.”


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria de Fátima,

      Muito Grato pelo Comentário, Parabéns pelo seu trabalho de pesquisa. Eu ainda não conseguí comprovar minha decendencia, tem uns links para juntar.
      Sargento mor Manoel Pereira Bahia que se instalou em Sabará mas não conseguí informação de nenhum familiar dêle.
      Só tenho a te agradecer, pode comentar a vontade toda informação é sempre bem vinda.
      Tem um registro de óbito de Domingos Pereira Vahia http://familiabaia.blogspot.com/p/domingos-pereira-vahia.html. Que também não conseguí mais informação de familiares pai, mãe filhos etc. se tiver informação e puder me passar eu lhe agradeço.

      Lindo seu Comentário.

      Um Abraço

      José Geraldo Baía.


      Excluir
    2. Olá José Geraldo!
      Obrigada pela atenção.
      Esqueci de colocar o nome do autor da frase que citei acima, é de Johann Wolfgang von Goethe . Agora sim,rs.
      Voltando ao assunto Vahia, como você chegou a esse Domingos Pereira Vahia? O Testamento está muito ruim de se ler e vi que vc deixou uns asteriscos por também não entender. Normal, é uma leitura difícil, mas vou ler com a minha irmã, pois a gente sempre faz assim. A leitura no Arquivo Distrital de Vila Real é mais fácil de se fazer e a Paróquia que corresponde ao PRQ-PCHV50 é a de Santa Maria Maior, onde localizei esse óbito com o testamento, de Domingos Pereira Vahia http://www.advrl.org.pt/documentacao/digi/iViewer2.php?w=PT-ADVRL-PRQ-PCHV50-RB-003-031
      Com foi bom te encontrar, já estamos fazendo umas trocas, pois estou procurando o nascimento de Domingos no livro e sem querer encontrei o nascimento do meu nono avô Jácomo Vahia/Bahia, que a gente ainda não tinha encontrado. Temos vários documentos dos Vahia(s), mas nunca pensei de encontrar nessa paróquia. Um achado maravilhoso, graças a você, e vou continuar pesquisando, pois sei que vou encontrar muita coisa. A minha irmã Thereza que é a nossa "escriba" roteirista do nosso livro, ficou maravilhada, pois vamos completar mais e mais o nosso livro, com importantes documentos. http://www.advrl.org.pt/documentacao/digi/iViewer2.php?w=PT-ADVRL-PRQ-PCHV50-RC-001-057&imgfile=galleries/PT-ADVRL-PRQ-PCHV50-RC-001-057/PRTC0808D_ADVRL-PCHV50-RC-001-Lv057_M_00019.jpg
      Obrigada mais uma vez, eu tentando te ajudar e você que me ajudou pra caramba.
      Um abraço e vamos continuar nas pesquisas.
      Fátima Aragão

      Excluir
    3. Fátima,

      Que bom ter contribuído, eu já tinha o registro do Jácome tenho mais alguns se quiser me mande um Email e lhe Envio em PVT o tenho. jgbaia@gmail.com

      Grato

      José Geraldo Baía

      Excluir