quarta-feira, 5 de junho de 2013

Origem do Sobre Nome Bahia

Bahia ou Baía é mesma familia Vaía.

"Família de Espanha da mesma linhagem dos Bahamondes Fajardos, Galegos e Viveiros. Descende de D. Rodrigo Romais e o apelido usa-se debaixo da forma de Vaía ou da de Baía. Forma principais na Astúrias, em Castela e na Galiza e deste último reino passaram ao de Portugal três irmãos, a saber João V. Nuno V. e Catarina V., no anode 1440".

Fonte:http://www.heraldrysinstitute.com.

Pesquisando os Livros de Batismo de Negrões, Montalegre, V. Real, Portugal. Observei que alguns registro ora escritos com "B" ora Com "V". segue abaixo dois exemplos cita Antonio Bahia em um dos Casos o Bahia escrito com "Y".


Mais dois Exemplo de troca do B pelo V no documento de de 1732 o escrivão escreve Gregório Alves Vahia e de próprio punho Assina Gregório Alves Bahia.




65 comentários:

  1. ola jose bahia; meu nome é antonio carlos e o nome do meu pai era jose pereira bahia sara que voce é parente dele?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá ANTONIO, ESTAVA PROCURANDO BRASOES DE FAMILIA, E ACHEI PESSOAS FALANDO DO SOBRENOME. Meu nome é Elisangela Pereira Baia. Meu pai se chamava João Pereira Baia.
      Será que temos grau de parentesco.

      Excluir
  2. Antônio Carlos, Acho que sim, Onde Nasceu seu Pai? como se chama o seu avô.

    Obrigado pelo comentário.

    José Geraldo Baía

    ResponderExcluir
  3. Meu nome é Wagner dos Santos Bahia. Moro no Rio de Janeiro, local ao qual meu pai veio morar em finais da década de 40 e aqui se fixou. Meu pai era de Salvador e daí a origem do nome;minha mãe era do interior da Bahia, de Feira de Santana.
    Sempre tive curiosidade pela origem deste sobrenome. Só a Internet mesmo para nos proporcionar estes recursos.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Wagner,

      Obrigado pelo Comentário.

      José Geraldo Baía

      Excluir
    2. Sou Thaís Bruna Bahia Lins Verçosa. Metade da minha família é Baía e a outra Bahia. Rsrs Sou de Alagoas/ Maragogi.

      Excluir
    3. Olá Thaís, Obrigado pelo comentário Baía ou Bahia tem o mesmo descedente, que Vaía.

      SDS

      Excluir
    4. Oi "Jose Baia" O meu pai se chama "José Geraldo Baia"Acho que você tambem!!

      Excluir
    5. Olá Aghata,

      Sim, Me Chamo José Geraldo Baía.
      obrigado pelo comentário.

      Excluir
    6. olá Thais Bruna... Já que vc é de Alagoas... gostaria de saber sobre sua família, meu avô é de Alagoas, se chama Manuel Bahia, saiu de alagoas nos anos 80, Para o então Goias, Hoje Tocantins, casado com Maria Da Natividade Rocha. Desde então perdeu contato com os familiares que em Alagoas ficaram. Por favor se acaso em sua família houver algum Manuel que foi embora de alagoas nessa época, entre em contato comigo. Valter Junior - 94 99122 4192.

      Excluir
    7. Será que somos familia? me busca no Facebook
      Thaís Bahia Lins e nos falamos

      Excluir
  4. Olá me chamo Tatiane dos santos Bahia ,filha de Adelina Afonso Bahia,e neta de Otaviano Celestino Bahia e Cacilda Afonso Bahia.moro no RJ são Gonçalo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tatiane, obrigado por comentar somos primos meu pai era irmão de seu Avô, tenho muita saudade dos dois. êles estavam na foto de bodas de ouro. http://familiabaia.blogspot.com.br/p/bodas-de-ouro-de-meus-avos-paternos.html

      sds

      José Geraldo Bahia

      Excluir
  5. Ola José Baia fiquei impressionado com a riqueza de informações do seu blog. Sempre tive curiosidade de saber de minhas origens. Sou dos Baias de Santana. Meu nome é Leonam Baia, meu pai é filho de Maria Cardosa Baia Gonçalves, que é filha de Joaquim Pereira Baia. Já minha mãe é filha de Jovino Baia Rosa, que é filho de Antonio Baia Filho, conhecido como Antonio Baia Nico. Devemos ser parentes? PARABÉNS PELAS PESQUISAS!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Leomam, Obrigado Somos Parentes sim o Jovino não é irmão do Joventino? por um acaso saberia o nome do Pai de Joaquim Pereira Baía?.
      Minha Mãe Nasceu em Santana morou na bela fama. Filha de Agostinho Martins Euriques e Ana Rosa de Jesus ( irmã da Mãe da Maria esposa do Joventino)

      SDS

      José Geraldo Baía

      Excluir
    2. Leonan, acho que somos parentes tbm, meus pais são de Santana tbm, meus avós são Maria Rosa baía e João baía neto, acho que sou parente do sr. José baía tbm, me add no what's 33984216573 e meu face é Gemerson baia.
      Art,,

      Excluir
    3. Opa, por acaso maria rosa bahia era casada com aureliano antunes ?

      Excluir
  6. Isso mesmo, meu avô materno é irmão do Joventino, do Jovelino, do Raimundo Baia e outros. Foram todos moradores do Corrego Bela Fama. Minha bisavó materna esposa do Antonio Nico também era Baia, Isabel Rosa Baia.
    Joaquim Pereira Baia meu Bisavô paterno, era filho de Francisco Pereira Baia e Clementina Celestina de Jesus. Minha avó lembra um pouco deles.

    ResponderExcluir
  7. Isso mesmo, meu avô materno é irmão do Joventino, do Jovelino, do Raimundo Baia e outros. Foram todos moradores do Corrego Bela Fama. Minha bisavó materna esposa do Antonio Nico também era Baia, Isabel Rosa Baia.
    Joaquim Pereira Baia meu Bisavô paterno, era filho de Francisco Pereira Baia e Clementina Celestina de Jesus. Minha avó lembra um pouco deles.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leonam, Joaquim Pereira Baía era meu tio avô êra era Irmão de minha vó (Paterna) Adelina. Por este Lado somos parentes mais próximo acho.

      SDS

      José Geraldo Baía

      Excluir
    2. Leonam eu tambem sou dos Baia de santana.

      Excluir
    3. Sei de Dois Casais que se estabeleceram em Santana no Final do Século 19.
      "Francisco Pereira Bahia e Clementina Celestina de Jesus" tiveram os Filhos Narciso que nasceu em Dores do Turvo, Francisco, Teófilo, João,José, Joaquim, Antônio, Adelina, rita maria sebastiana bernadina fracilina.

      "Antônio Pereira Baia filho e Rita Rosa de Jesus", que tiveram entre outros Filhos Antônio ( Antônio Nico), José ( José Nico), João (João Nico), Vitalina, Lilia e outros.

      Excluir
  8. Meu nome é Izabel Cristina Bahia. Moro em São Pedro interior de São Paulo, fiquei curiosa com seu blog pois estava pesquisando sobre essa familia para saber de onde veio esse sobrenome rs Meu avo se chamava Oscar Bahia casado com Irene Domiciana Bahia. . Meu Pai se chama joão Evangelista Bahia e estava me contando um pouco sobre a familia.. achei curioso e vim pesquisar rs ..
    Obrigada pelas informaçoes bjss

    ResponderExcluir
  9. Boa noite. Meu nome é Raianny Bahia Souza Oliveira. Sou de feira de sa tana - bahia. Minha mãe se chama Julietty Bahia Souza( nascida em Valente-ba) e minha avó Maria Julietta Bahia Souza(nascida em Santa Luz -ba).
    Os pais dela se chamavam Antônio Bahia e Sebastiana Bahia.
    Adorei as informações do seu blog,tava procurando a um tempo ja a origem do sobrenome.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Raianny, Obrigado por Comentar. Pesquiso Os Bahia ou Baia e Vahias já a algun tempo.

      sds
      José Geraldo Baía

      Excluir
  10. Eu sempre fiquei curiosa com meus sobrenomes, especialmente Bahia. Minha mãe se chama assim: Amailda de Lima Bahia Lins, herdou do meu avô, Aloísio Lamenha Bahia Lins.

    =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário, são muitas pessoas com o sobrenome Bahia.

      José Geraldo Baía

      Excluir
  11. Gente tô feliz por achar + alguém com esse sobrenome viu. ESSE é tbm o sobrenome de minha família por parte de mãe.Somos de Boa Vista em Roraima.Sou filha de Eunice Rodrigues Baía, e neta de Bernardo Thomás Baía. bjos

    ResponderExcluir
  12. Gente tô feliz por achar + alguém com esse sobrenome viu. ESSE é tbm o sobrenome de minha família por parte de mãe.Somos de Boa Vista em Roraima.Sou filha de Eunice Rodrigues Baía, e neta de Bernardo Thomás Baía. bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário, você sabe de onde são os seus antepassados?

      Excluir
  13. Meu nome é Antonio Fernandino de Castro Bahia Filho. Nasci em Sete Lagoas Minas Gerai e meu pai era de Maravilhas no mesmo estado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Antônio,
      Obrigado por comentar, sou de Manhuaçu zona da Mata Mineira.

      José Geraldo Baía

      Excluir
    2. Meu pai João Baia eh de Santana do manhuaçu mg

      Excluir
    3. Hoje mora em Corumbatai do sul Paraná

      Excluir
    4. Meu avô chamava Geraldo Pereira Baia

      Excluir
    5. Olá Leandro,
      Obrigado, Você sabe quem eram os pais de Geraldo Pereira Baía?

      José G. Baía

      Excluir
  14. Pedro Pereira Baia, Pereira não tenho certeza, vou confirmar com meu pai

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. Olá, Sou Alessandro Pereira Bahia Neto de Alcides Pereira Bahia que foi filho de Manoel Pereira Bahia. Sei que meu avô nasceu em Minas Gerais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alessandro Manoel Pereira Bahia seu era filho de Francisco Pereira Bahia e Maria Valeria de Jesus.

      Excluir
  18. Oi Alessandro. Manoel Pereira Bahia era de quem? sabe?

    ResponderExcluir
  19. Boa Noite, Sou WESLEY SPERBER BAIA, Filho de Alverino Pereira Baia, Neto de AGENOR PEREIRA BAIA, Tbem da regiao de SANTANA DO MANHUAÇU MG.
    Alguem tem mais informaçoes sobre a origem da familia BAIA. se tiverem mande email para sperberbaia@yahoo.com.br. pois estou querendo buscar reconhecimento de CIDADANIA. Abraço a todos os primos e tios.

    ResponderExcluir
  20. ola meu nome como você ver é Tatiane Baia, sem acento e sem H, queria saber o significado real dele
    muita gente me pregunta.

    ResponderExcluir
  21. O Povo do norte de portugal troca até o B pelo V e vice versa. Então Bahia, é mesmo que Vahia pode ser com ou sem H. O significado é um Lugar,uma baía é uma porção de mar ou oceano rodeada por terra. O fato de ter H ou Não, não muda a origem meu nome não tem H, meu pai tb não, alguns irmãos de meu pai tem e meu avô tem. Obrigado por comentar.

    José Geraldo Baía

    ResponderExcluir
  22. Oi, Sou Rafaella Baía e meu pai é Raimundo Baía (nascido em Cametá-PA - falecido) e meu avô foi Apolinário Baía (não sei onde nasceu). Será que consigo encontrar os parentes do meu pai também? A família Baía (sem H e com acento agudo no i) aqui no Estado é pequena.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Rafaela, é possível sim encontrar pesquisando nos registros cívis a partir de 1889 e batismos. chegou no nordeste vino de portugal por volta de 1730 Sebastião Pereira Bahia e se instalou no Ceará. Quanto ao H no nome não tem nenhuma importancia, meu e de meu pai não tem H, meu avô e alguns de meus tios tem.

      José Geraldo Baía

      Excluir
    2. ola rafaella, meu nome é paulo baia melo, sou de benevides -pa. nao conheco a historia da minha familia, sei dizer que meu bisavo chamava-se francisco baia da cruz

      Excluir
  23. Meu nome é Leidiane Alves Baia, mais lembro que antes de eu ter que trocar meus documentos era escritos com (h), sou filha de Orestes Sousa Bahia e Dalva Alves Baia minha família é de Parambu Ceará.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom Dia, Leidiane não somos parentes próximos, mas nosso antepassados vieram da mesma região de Portugal. Sebastião Pereira Bahia, nasceu em 1710 em Chaves Portugal e em 1735 já morava no Ceará na serra da Urubutama,

      SDS

      José Geraldo Baía

      Excluir
    2. Oi leidiane, meu nome é Daniele sou filha da aurea de sousa Baia irma do seu pai! acredito que a grande concentração de Baia esta no ceara mesmo! bjos

      Excluir
  24. Olá, fico feliz por ver que existe muitos que tem o meu sobrenome, pois não é comum acharmos o sobrenome Baía ou Bahia, como os Silvas e alguns outros sobrenomes, sou de Belém do Pará e pra mim é uma alegria conhecer pessoas com o mesmo sobre nome que eu tenho. Se alguém morar em Belém ou em Ananindeua, podemos fazer contatos, quem babe não são parentes próximos!

    ResponderExcluir
  25. Oi Meu nome e Ana Débora Baia de oliveira
    e minha família por parte de mãe e do Para
    nos últimos dias estou muito curiosa em saber das origens do meu sobrenome
    e achei esse blog

    ResponderExcluir
  26. Pois é Débora os Baías ou Bahias tiveram origem na Galícia Espanha migraram para o norte de Portugal Região de Braga Chaves. Encontrei muitos registros de Batismos em Braga e Chaves. Muitos Vieram de Portugal para o Brasil. tem baía por todo Brasil.

    Eu sou de Minas Gerais

    ResponderExcluir
  27. Sou Marco Antônio Baía, Moro no Rio de Janeiro. O sobrenome vem do meu avô materno q é de minas e todos lá são Baía também

    ResponderExcluir
  28. Meu nome e Dydson Bahia sou do rio de janeiro meu avô era Jorge alves bahia.

    ResponderExcluir
  29. Olá José Geraldo, sou Max Baia de Mato Grosso. Minha Família é de Caratinga - MG, provavelmente somos parentes. Meu avô se chama Roldão Baia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Max Pois Roldão Baía é Primo 2º do meu pai, Sou de Manhuaçu.
      Roldão é Neto de João Pereira Baia que era Irmão de Minha avó Adelina.

      SDS
      José Geraldo Baía

      Excluir
  30. Quero tirar minha cidadania Espanhola mas preciso de documentos que comprovem a origem.

    ResponderExcluir
  31. Boa tarde José Geraldo Baia, primeiro, parabenizo pelo seu trabalho e dedicação a genealogia que envolve a familia Baia. Minha esposa é neta de Virgínia Rita da Palma que era casada com Reginaldo Gonçalves Baia. Na região de Santana do Manhuaçu há muitas pessoas com sobrenome Baia/Gonçalves/Marques que se misturam. Gostaria de saber se teria ligação com sua família e se sim, qual ligação com seus antepassados. Eu sou de Simonésia que fica próxima a Reduto. Abraços, paz e bem!

    ResponderExcluir