quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Inventário de Manoel Pereira Bahia

Inventário transcrito do Original que está no Museu Histórico.


TIPO DE DOCUMENTO: Inventário
INVENTARIADOS: Manoel Pereira Bahia
INVENTARIANTE: Maria Vicência dos Santos
CAIXA: 605
ANO: 1788
LOCAL: Fazenda Ribeirão de Santa Ana Aplicação de São Vicente da Ibertioga, Termo da Vila de São José

Fl 01
Inventariante Maria Vicência dos Santos. Inventariados os bens que ficaram por falecimento de seu Marido Manoel Pereira Bahia
DATA: 07 de Junho de 1788
LOCAL: Fazenda Ribeirão de Santa Ana Aplicação de São Vicente Férrer da Formiga, Termo da Vila de São José, Minas e Comarca do Rio das Mortes, em casas da Inventariante Maria Vicência dos Santos

Fl 02
DECLARAÇÃO
Declarou ela Inventariante que o falecido seu Marido fora natural de cima de Barroso Freguesia de São Simão Arcebispado de Braga filho legítimo de Domingos Pereira Bahia e de sua mulher Domingas Dias da Fonseca, já defuntos, e que falecera na capela da Formiga aos quatorze dias do mês de Maio do presente ano de mil setecentos e oitenta e oito com Testamento e que fora casado tão somente com ela Inventariante, de cujo Matrimônio tiveram nove filhos, os quais seus nomes e idades são os seguintes:

Fl 02
FILHOS
01 – José Pereira Bahia de idade de vinte e cinco anos, pouco mais ou menos
02 – Leandro Pereira Bahia, de idade de vinte e três anos, pouco mais ou menos
03 – Manoel Pereira Bahia, de idade de dezesseis anos pouco mais ou menos
04 – Miguel Pereira Bahia, de idade de quatro anos pouco mais ou menos
05 – Joana de idade de quatorze anos pouco mais ou menos
06 – Bernarda de idade de dez anos pouco mais ou menos
07 – Ana de idade de oito anos pouco mais ou menos
08 – Januária de idade de seis anos pouco mais ou menos
09 – Joaquim de idade de seis meses pouco mais ou menos

Fl 04
BENS DE RAIZ
Uma Fazenda chamada o Ribeirão de Santa Ana com casas de vivenda senzalas e paiol, chiqueiros tudo coberto de capim e moinho coberto de telha com terras de cultura com todos os seus pertences e logradouros que parte de uma banda com José da Motta Gonçalves e da outra com Manoel Alberto e da outra com João de Souza..................................................................................................................1:000$000

Uma moradinha de casas coberta de capim sitas no Arraial de São Vicente Férrer da Formiga......................................................................................................................4$800

TRASLADO DO TESTAMENTO
Em nome da Santíssima Trindade Padre filho e Espírito Santo, três pessoas distintas e um só Deus verdadeiro.
Saibam quantos este Instrumento de Testamento e última vontade virem como no Ano do Nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo de mil setecentos e oitenta e oito aos três dias do Mês de Maio do dito ano nesta Fazenda do Ribeirão de Santa Ana Aplicação de São Vicente Férrer da Freguesia de São Bento do Tamanduá, Minas e Comarca de São João del-Rei.
Eu Manoel Pereira Bahia morador na mesma Aplicação, estando enfermo, mas em meu juízo perfeito Deus Louvado e entendimento e morte que é certa e desejando por minha alma no caminho da salvação para a qual foi criada faço este Testamento na forma seguinte:
Primeiramente encomendo minha alma a Deus (...)
Declaro que sou filho de Cima de Barroso Freguesia de São Simão Arcebispado de Braga filho legítimo de Domingos Pereira Bahia e sua mulher Domingas Dias da Fonseca, ambos já defuntos.
Declaro que sou casado com Maria Vicência dos Santos de quem tive nove filhos por nomes José Pereira Bahia, Leandro Pereira Bahia, Manoel Pereira Bahia, Miguel Pereira Bahia, Joaquim Pereira Bahia, Joana Vicência, Bernarda Dias, Ana Maria e Januária (...).
Declaro que o meu corpo será sepultado na Capela de São Vicente Férrer da Formiga e amortalhado no Hábito da Senhora do Monte do Carmo de quem sou irmão que é minha última vontade (...)
Declaro, peço e rogo em primeiro lugar a minha mulher Maria Vicência dos Santos em segundo lugar a meu filho José Pereira Bahia e em terceiro lugar a meu filho Leandro Pereira Bahia moradores nesta Aplicação de São Vicente Férrer da Formiga que por serviço de Deus queiram ser meus testamenteiros para cujo fim os hei por abonados (...)
Declaro que possuo em todo o monte uma fazenda de matos e capoeiras e campos com sessenta cabeças de gado entre pequenos e grandes e trinta cabeças de ovelhas, cincoenta cabeças de porcos e seis alqueires de milho plantado e com doze escravos entre machos e fêmeas pequenos e grandes e com alguns trastes de casa necessários.
(...) Distribuição de Missas
Instituo por minhas herdeiras universais as minhas quatro filhas fêmeas apresentando em Juízo um recibo de seu tutor ou tutora se lhe levar em conta e não ficam responsável a mais conta alguma (...).
Declaro que todas as pessoas que no tempo do meu falecimento disserem eu fiquei devendo declarando as dívidas e sendo de consciência lhes satisfará (...).
(...)
(...) pedi e roguei ao Furriel Felipe de São Thiago e Rocha que este por mim escrevesse e como testemunha assinasse e eu me assinei com o meu sinal costumado que é uma cruz.
Hoje Capela de São Vicente Férrer da Formiga, três de Maio de 1788.
Sinal de Manoel Pereira Bahia

APROVAÇÃO
DATA – 03 de Maio de 1788
LOCAL – neste território da Capela de São Vicente Férrer da Formiga

ABERTURA
Certifico que as quatorze dias do mês de Maio de mil setecentos e oitenta e oito faleceu da vida presente Manoel Pereira Bahia (...) e foi aberto este Testamento (...).

MONTE MOR – 2:483$000
CUSTAS – 24$599
LÍQUIDO – 2:458$476
MEAÇÃO – 1:229$238
TERÇA DO TESTADOR – 409$746
MONTE PARTÍVEL – 819$492
PARA CADA HERDEIRO – 91$054

Diz José Pereira Bahia, tutor dos órfãos do falecido seu pai Manoel Pereira Bahia que foi notificado para por em praça os bens que tocaram as legítimas dos órfãos a quem tocaram alguns escravos e terras e como estas se não devem rematar antes conservarem-se conforme o disposto e aqueles que se rematarem vem a não haver quem trabalhe na Fazenda a não terem os órfãos mantimentos para sua sustentação, por isso vem ser útil encrenca a conservação dos escravos (...)

 Diz José Pereira Bahia, tutor dos órfãos do falecido seu pai Manoel Pereira Bahia que entre os mais bens inventariados foi uma Fazenda de cultura que foi avaliada em um conto de réis e no valor da mesma se deu na partilha a meação da viúva Maria Vicencia dos Santos, Mãe do Suplicante577$962 réis a terça do falecido 254$946 réis e tocou a órfã Bernarda 37$928 réis, a órfã Ana 43$154 réis, que ambas estão casadas e a órfã Januária 43$054 réis e ao órfão Joaquim a mesma quantia pelos quais dois últimos responde o Suplicante como Tutor dos mesmos e por isso como a viúva Mãe dos Suplicantes como meeira e testamenteira do falecido lhe tocou a maior parte da Fazenda e está justa e contratada a vendê-la a João Dias dos Reis e vendida a mesma ficam os órfãos danificados em razão da pequena parte que nela tem (...) recorre o Suplicante a Vossa Merce para lhe conceder licença para poder vender ao mesmo comprador a parte dos dois órfãos e recolher ao cofre a quantia que na mesma fazenda lhe foi dada em pagamento de sua legítima (...).

FL 27
PROCURAÇÃO
DATA – 05 de Abril de 1808
LOCAL – Vila de São José Minas e Comarca do Rio das Mortes
QUE FAZ – Miguel Pereira Bahia (herdeiro do Inventariado)
PROCURADORES NOMEADOS – Doutor Domingos José de Souza, Advogado João Varela da Fonseca e Cunha, aos solicitadores de causas Antônio José Lopes da Cruz, Antônio José de Oliveira Barreto e o Capitão Antônio Vital Rifarte

FL 32
Diz Maria Vicência dos Santos, inventariante dos bens de seu Marido Manoel Pereira Bahia que pelo recibo junto mostra ter pago aos herdeiros Jerônimo Rodrigues de Menezes, Sebastião Castorio de Almeida e Joaquim Pereira Bahia o importe de suas legítimas (...)

Digo eu Jerônimo Rodrigues de Menezes que é verdade estar pago e satisfeito de tudo quanto me tocou de legítima do falecido meu sogro Manoel Pereira Bahia por mão de minha sogra Maria Vicência dos Santos (...)
Ribeirão de São João, 02 de Março de 1817
Jerônimo Rodrigues de Menezes

Digo eu Sebastião Castorio de Almeida que é verdade estar pago e satisfeito de tudo quanto me tocou de legítima do falecido meu sogro Manoel Pereira Bahia por mão de minha sogra Maria Vicência dos Santos (...)
Ribeirão de São João, 02 de Março de 1817
Sebastião Castorio de Almeida

Digo eu Joaquim Pereira Bahia que é verdade estar pago e satisfeito de tudo quanto me tocou de legítima do falecido meu Pai Manoel Pereira Bahia por mão de minha Mãe a senhora Maria Vicência dos Santos (...)
Formoso, 26 de fevereiro de 1817
Joaquim Pereira Bahia


Nenhum comentário:

Postar um comentário